O tema é alvo de várias propostas na Câmara dos Deputados e o governo estuda a viabilidade de retomá-lo em novembro deste ano
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) manifesta seu apoio à proposta de retomada do horário de verão. O governo estuda a possibilidade de adotar novamente o horário de verão em novembro próximo. Para a entidade, a retomada é positiva para o setor de bares e restaurantes, pois traz uma série de benefícios que impactam diretamente a economia e a vida dos trabalhadores.
Estudos apontam que a adoção do horário de verão pode resultar em uma elevação entre 15% e 20% no faturamento dos estabelecimentos. Isso ocorre porque a extensão do horário de luz natural proporciona um ambiente mais convidativo para os clientes, incentivando a frequência em bares e restaurantes, especialmente durante os meses mais quentes. Com a possibilidade de aproveitar mais a luz do dia, os estabelecimentos podem estender seu funcionamento, gerando mais oportunidades de vendas e emprego.
Alexandre Sampaio – Foto/Crédito Ara Filmes
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, destaca: “O horário de verão é uma estratégia inteligente que não apenas melhora o desempenho financeiro dos comércios, mas também enriquece a experiência do consumidor, tornando os momentos de lazer ainda mais agradáveis”, afirma.
Tramitação na Câmara
A medida do horário de verão foi aplicada pela primeira vez no Brasil em 1931, no Governo Getúlio Vargas, mas foi extinta em 2019, no Governo Bolsonaro, sob a alegação de que a economia de energia era pequena. Agora, o tema é alvo de várias propostas na Câmara dos Deputados.
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – FBHA
Proativa Comunicação
Contatos: Aline Ramos (61) 9846-4120 / Flávio Resende (61-99216-9188)
E-mail:atendimento1@
Twitter/ FB/ IG: @ProativaC