Melhora nas contas públicas e reformas estruturais reforçam a confiança no país, colocando o Brasil próximo de retomar o selo de bom pagador
O Brasil deu mais um passo importante na recuperação de sua credibilidade econômica internacional. A agência de classificação de risco Moody’s elevou a perspectiva da nota de crédito soberano do país de “estável” para “positiva”, sinalizando avanços nas contas públicas e o impacto das recentes reformas fiscais e estruturais. Embora o rating ainda esteja na categoria especulativa (Ba2), a mudança traz o Brasil mais perto de reconquistar o grau de investimento, que indica um ambiente financeiro mais seguro e atrativo para investidores.
“Esta elevação da perspectiva é um reflexo direto dos avanços no equilíbrio fiscal do país. Para o investidor, isso representa mais segurança e previsibilidade. Além disso, com a possível futura elevação do rating, os ativos de renda fixa brasileiros tendem a se valorizar, tornando este um momento estratégico para diversificar carteiras com títulos públicos e outras opções de menor risco,” destaca Leonardo Fernandes, líder comercial e assessor de investimentos da Blue3.
Entre os fatores apontados pela Moody’s estão a melhora no crescimento econômico do Brasil e as reformas que vêm sendo implementadas, como a Reforma Tributária e a agenda de transição energética, ambas destacadas pela agência como peças-chave para atrair investimentos privados. Segundo Fernandes, “a estabilidade econômica, alinhada a uma gestão fiscal responsável, amplia as oportunidades para investidores tanto no Brasil quanto no exterior. Ao reequilibrar suas contas, o Brasil se coloca numa posição mais competitiva no cenário global”.
De acordo com o Ministério da Fazenda, o novo arcabouço fiscal tem desempenhado um papel fundamental para a redução dos déficits fiscais, criando um ambiente propício para a ampliação dos investimentos e a geração de empregos. “Com a continuidade das reformas e o fortalecimento das políticas públicas, as perspectivas para o mercado brasileiro são de crescimento sustentável, o que reflete diretamente nas estratégias de longo prazo para quem busca investimentos com segurança e retorno”, concluiu Fernandes.
A elevação da perspectiva também pode contribuir para uma redução nas taxas de juros, beneficiando diretamente o mercado de crédito e criando um ambiente favorável para novos negócios e investimentos.
Sobre Leonardo Fernandes {Assessor de investimentos e líder comercial da Blue3 Investimentos} – É assessor de investimentos desde 2008 e sócio cofundador da LH, um escritório de investimentos vinculado à XP desde 2009. Pioneiro no movimento de desmistificação do mercado financeiro, Leonardo tem dedicado sua carreira a ajudar os brasileiros a investir melhor, contribuindo para a melhoria de suas vidas financeiras. Ao longo dos anos, esteve envolvido em negociações e fusões, e atualmente é sócio da Blue3 Investimentos. Busca sempre falar sobre o mercado financeiro para apoiar investidores a prosperarem em seus negócios.