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Energia limpa pode reduzir o custo de luz em até 30%

A causa dessa redução se dá pela criação do Mercado Livre de Energia no Brasil, que proporciona mais uma escolha para os consumidores

 

Brasília, 24 de junho de 2024 – O Mercado Livre de Energia no Brasil foi estabelecido na década de 1990 como parte de um conjunto de reformas no setor elétrico. Sua origem remonta à Lei 9.074 de junho de 1995, mas o mercado começou a operar efetivamente após a publicação da Resolução Normativa ANEEL nº 265, de 13 de agosto de 1998. Inicialmente, o mercado era acessível apenas para grandes empresas.

Mesmo com sua abrangência limitada, o Mercado Livre já gerou significativas economias para seus participantes. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (ABRACEEL), até 2019, o Mercado Livre proporcionou uma economia de R$ 200 bilhões, resultando em uma redução média anual de 23% no preço da energia em comparação com as tarifas das concessionárias.

Uma importante mudança ocorreu em 2022, com a Portaria nº 50, que passou a vigorar em janeiro de 2024. Esta mudança permitiu que todas as empresas do grupo de média ou alta tensão (Grupo A), incluindo 175 mil médias e pequenas empresas, pudessem participar do Mercado Livre de Energia.

Pontos Positivos para os Empresários

Leonardo Fernandes, assessor de investimentos e head da Blue3 Investimentos explica que a principal vantagem do Mercado Livre de Energia é a capacidade dos empresários negociarem diretamente com geradores ou comercializadores de energia. Isso traz diversos benefícios:

  1. Redução de Custos: A negociação direta pode resultar em uma redução entre 20% a 40% na conta de luz, sendo o preço o principal ponto positivo;

  2. Previsibilidade de Custos: A possibilidade de acordar prazos proporciona uma melhor previsibilidade dos custos, criando uma vantagem competitiva significativa;

  3. Adequação ao Volume de Demanda: As empresas podem adquirir energia de acordo com suas próprias demandas, incluindo a opção por fontes renováveis;

  4. Serviço Personalizado: A qualidade do serviço também é um diferencial. Diferente das concessionárias tradicionais, onde o contato com gerentes de conta é limitado, no Mercado Livre, o atendimento tende a ser mais personalizado e eficiente;

Ele ainda explicita que para tirar o máximo proveito do Mercado Livre de Energia, as empresas precisam atender a alguns pré-requisitos:

  1. Alta Tensão: Empresas que operam com alta tensão são elegíveis;

  2. Consumo Elevado: Contas de luz acima de R$ 9 mil por mês são geralmente necessárias para que a transição seja vantajosa;

  3. Qualquer Região do Brasil: Empresas de qualquer região do país podem participar.

Leonardo ainda recomenda que as empresas busquem profissionais especializados para obter uma proposta personalizada, baseando-se no consumo específico de cada negócio. Além disso, ele alerta: “Vale ficar atento, pois com o movimento de energias renováveis surgiram diversas empresas de baixa qualidade no mercado. Portanto, avalie bem!”

A transição para o Mercado Livre de Energia, aliada ao uso de fontes renováveis, não apenas reduz custos, mas também contribui para a sustentabilidade ambiental. Este movimento representa um passo significativo para a modernização do setor energético brasileiro e para a competitividade das empresas que optarem por essa alternativa.

Sobre Leonardo Fernandes {Assessor de investimentos e Head da Blue3 Investimentos} – É assessor de investimentos desde 2008 e sócio cofundador da LH, um escritório de investimentos vinculado à XP desde 2009. Pioneiro no movimento de desmistificação do mercado financeiro, Leonardo tem dedicado sua carreira a ajudar os brasileiros a investir melhor, contribuindo para a melhoria de suas vidas financeiras. Ao longo dos anos, esteve envolvido em negociações e fusões, e atualmente é sócio da Blue3 Investimentos. Busca sempre falar sobre o mercado financeiro para apoiar investidores a prosperarem em seus negócios.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA – LEONARDO FERNANDES

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