Notícias

Aprenda a fortalecer a imunidade nas férias

Médico brasiliense dá dicas de como usar a alimentação (e a suplementação) a favor da saúde no combate a doenças oportunistas

Brasília, 18 de julho de 2024 – Férias é tempo de descansar, fazer coisas diferentes e comer muito, já que está tudo liberado, certo? Especialistas garantem que não! Isso porque o clima seco impacta diretamente na imunidade das pessoas.

 

O caminho é hidratar-se muito e evitar alimentos como trigo, leite, derivados e fast foods em geral. Para o médico Dr Gabriel Campos, priorizar alimentos saudáveis é meio caminho para uma saúde integral. “Leite e trigo contêm fragmentos que têm a possibilidade de serem reconhecidos pelo nosso sistema imunológico como agentes invasores, como a caseína e o glúten respectivamente. Com isso, podem desencadear uma inflamação de baixo grau – que embora não seja uma manifestação aguda para a maioria das pessoas, ao longo do tempo, consomem recursos que devem estar disponíveis para um ataque real de bactérias, vírus ou outros agentes infecciosos”, explica. Em outras palavras, ficamos mais vulneráveis ou começamos a desenvolver reações sem um ataque real.

 

Nas férias, segundo ele, as pessoas se sentem mais livres para comer “menos saudável” e se empolgam no consumo de uma quantidade muito grande de doces, massas com trigo, leite, derivados e produtos industrializados. “Por esse motivo é tão comum a maioria das pessoas não só ganhar peso nas férias como também, ao retornar desse período, manifestar doenças. Portanto, para evitar desequilíbrios tão grandes, vale buscar manter rotinas saudáveis”, afirma.

 

Dicas de lanches rápidos saudáveis

 

Tanto para adultos quanto para crianças, a natureza já deixou prontas muitas opções de alimento: frutas frescas e secas, além das castanhas, que já vêm prontas e são fáceis de carregar e consumir sozinhas ou misturadas entre si. Alguns também gostam de aproveitar o período para criar receitas. Então vale investir nos bolinhos sem farinha de trigo ( farinha de coco, amêndoas e aveia sem glúten são boas opções) usando as frutas secas para adoçar, por exemplo. Tapioca, sucos, smoothies e ovos  – ou em preparações – estão dentro do rol de possibilidades. As petas, tão comuns aqui no Centro-Oeste, são uma boa opção de biscoito, pois podem ser feitas sem glúten e sem leite. Mas atenção: não é porque não têm trigo, que não engordam. Elas têm calorias. Outra dica do Dr Gabriel é se alimentar com escolhas saudáveis em casa, antes de um passeio, assim você não ficará com vontade de comer besteiras ao longo do caminho e só sentirá vontade de comer na volta.

 

Própolis e Mel: aliados importantes no fortalecimento da imunidade

 

Outros alimentos importantes para fortalecer a imunidade são o própolis e o mel. De acordo com o Dr. Rogério Tokarski, diretor farmacêutico da Farmacotécnica, o própolis protege contra bactérias, vírus e fungos, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico, podendo ser indicado para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados. Além disso, de acordo com ele, a substância atua como anti-inflamatória, favorece a cicatrização de feridas e queimaduras e ainda favorece a liberação de melatonina durante o sono. “Aliás, um bom sono é fundamental para uma boa imunidade. O própolis verde é ainda mais potente por conter mais flavonóides e compostos fenólicos com ação antioxidante”, emenda o farmacêutico.

 

O mel é também um alimento riquíssimo. Além de uma fonte de energia, ele não contém apenas açúcar – possui vitaminas, sais minerais e também compostos fenólicos que atuam como antioxidantes e protetores. Mas cuidado: não se deve consumir abusivamente. “A própria OMS sugere que o consumo ideal de açúcar por dia não ultrapasse 25g”, explica.

 

Chás 

 

Os chás são ótimas ferramentas para inserirmos “pitadas” de saúde ao longo do dia. Nessa época do ano, ainda friozinho, podemos usar guaco, como ação expectorante, muito útil para os problemas respiratórios. A hortelã, por sua vez, conta com propriedades digestivas e anti-inflamatórias das vias respiratórias; e a camomila dispõe de propriedades calmantes, digestivas e anti-inflamatórias.

 

Conexão entre microbioma intestinal e imunidade

 

O intestino é a primeira defesa do nosso corpo, ele produz 80% do nosso sistema imune. Um dos fatores que interfere na imunidade é a composição da chamada microbiota intestinal, pois nosso intestino é colonizado por milhares de micro-organismos, dentre eles existem aqueles que favorecem a saúde e outros que além de não ajudar atrapalham.

 

Muitos estudos têm sido conduzidos demonstrando que determinados tipos de bactérias – quando presentes naturalmente no intestino ou suplementadas – favorecem o equilíbrio da imunidade, contribuindo inclusive com o controle de sintomas de várias doenças. Tudo isso porque essas bactérias fermentam os alimentos presentes no lúmen intestinal formando substâncias que atuam no próprio intestino e na saúde de todo o corpo, inclusive do cérebro. Ou seja: precisamos de fibras certas da alimentação, de ingerir água suficiente e de boas bactérias no intestino. E não é porque você está de férias que deve deixar de comer legumes, verduras, frutas, beber água e ir ao banheiro todos os dias.

A prática de atividade física, com exposição solar durante as férias, é fundamental para a melhora da imunidade. Quem quer aproveitar as férias para aumentar a massa magra pode e deve investir nisso. Como o Peptistrong pode ser um aliado neste sentido? O Peptistrong é uma inovação muito promissora. Além de ser uma fonte vegetal de aminoácidos, age sinalizando de diferentes formas a construção muscular. Com isso, favorece muito o ganho de massa muscular, que é um dos ingredientes para uma boa saúde.

 

Melhores suplementos para tomar durante as férias:

 

– Vitamina D3: Saúde óssea é a mais conhecida, mas estimula produção de catalecidinas que regula todo o sistema imunológico no combate a vírus, bactérias e fungos.

– Vitamina C: Antioxidante potente, atua em neurotransmissores favorecendo um bom controle emocional, além de ser antioxidante é fundamental para ativar a imunidade;

– Própolis Verde: descrito acima;

– Beta Glucana: Fibra solúvel com efeitos positivos para o organismo: favorece a produção das principais células de defesa chamadas Macrófagos, garantindo o bom funcionamento do sistema imunológico, equilibra a glicose, estimula a digestão e melhora absorção de nutrientes no organismo. Além disso, é um pré-biotico, ou seja, um ótimo nutriente para as bactérias do bem no nosso intestino;

– Cúrcuma: O nosso açafrão da terra – o melhor anti-inflamatório natural já estudado. Pode e deve ser consumido na alimentação ou mesmo como suplementos.

82.jpg
Manipulados vitamínicos da Farmacotécnica – Créditos/Divulgação

 

Dê dez dicas para as pessoas garantirem uma imunidade fortalecida o ano todo:

  1. Alimente-se bem, coma comida de verdade, colorida e variada e evite os produtos industrializados;

  2. Beba bastante água e preferencialmente água alcalina com ph acima de 8,0: o corpo é uma máquina que precisa de água para transportar adequadamente tudo que ele precisa em cada órgão;

  3. Durma bem: Um sono de 7 a 8h restaura toda a sua saúde.

  4. Aproveite para se expor ao sol e produzir vitamina D. Além disso o sol melhora o bem-estar e as emoções;

  5. Que tal usar esses dias para pular do sofá? Vai andar, pedalar, fazer caminhadas… Sinta seus músculos que nem sabia que existiam, faça atividades físicas que nunca fez;

  6. Deixe as telas de lado um pouco, foque no presente;

  7. Veja amigos, as relações estão na base de uma vida saudável;

  8. Aprenda algo novo como ler um livro com assuntos diferentes da sua rotina.

  9. Exercite sentidos que você não usa com frequência;

  10. Aproveite para resetar, porque a vida não merece ser vivida só nas férias.

Sobre a Farmacotécnica – Prestes a completar 50 anos, a Farmacotécnica é a primeira farmácia de manipulação do Distrito Federal e uma das primeiras no Brasil. Se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos, oferecendo soluções personalizadas e eficazes para a saúde e bem-estar de seus clientes. Com um compromisso contínuo com a pesquisa e desenvolvimento, a rede brasiliense, com sete lojas no DF, busca sempre oferecer o que há de mais moderno e eficiente no mercado farmacêutico.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA – FARMACOTÉCNICA

Proativa Comunicação

Contatos: Flávio Resende (61) 99216-9188 / Aline Ramos (61) 99846-4120

proativa@proativacomunicacao.com.br/ assessoria@proativacomunicacao.com.br

Instagram: @ProativaC

Veja Também